As viagens de trem de passageiros da Ferrovia Carajás foram suspensas devido a um protesto de indígenas da etnia Gavião, da Terra Indígena Mãe Maria, no Pará. A manifestação, que bloqueou a linha férrea neste domingo (9), impede a circulação do transporte e ainda não há previsão de liberação do trecho.
A paralisação levou ao cancelamento das viagens programadas para segunda (10) e terça-feira (11), impactando mais de 2.200 passageiros. Além disso, a interdição afeta a distribuição de combustíveis na região Norte.
A Vale, responsável pela ferrovia, afirmou que está cumprindo todas as obrigações financeiras e ambientais previstas em contrato e busca negociação para liberar a linha férrea. A empresa também destacou que realiza repasses mensais às comunidades indígenas conforme acordado e homologado pelo Poder Judiciário.
Os passageiros afetados podem remarcar a viagem ou solicitar o reembolso da passagem em até 30 dias. Mais informações estão disponíveis no canal de atendimento Alô Vale, pelo telefone 0800 285 7000.
Postar um comentário