Hospital Dr. Carlos Macieira realiza primeira captação de múltiplos órgãos na rede estadual

Foto: Márcio Sampaio

Na última quinta-feira (20), o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) alcançou um marco na saúde do Maranhão ao realizar a primeira captação de múltiplos órgãos na rede estadual. A iniciativa faz parte dos investimentos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para ampliar os procedimentos de transplantes no estado.

Os preparativos para a cirurgia começaram às 19h30, com a retirada dos órgãos iniciada às 20h e concluída por volta da meia-noite. O fígado e os rins foram encaminhados para o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) para implante, enquanto as córneas foram coletadas pela Organização de Procura de Órgãos do HCM (OPO-HCM) e direcionadas ao Banco de Olhos do Hospital Universitário para preservação e futura doação. Já o coração foi enviado ao Banco de Tecidos de Curitiba, onde será utilizado em cirurgias de implante de válvulas.


"Esse é um momento significativo para a Saúde do Maranhão. No dia 24 de dezembro, fomos habilitados pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes de órgãos. Essa conquista é resultado de um trabalho conjunto entre o Hospital Universitário e o próprio Ministério, culminando na primeira captação de múltiplos órgãos do HCM", destacou Katia Trovão, secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES.


Foto: Márcio Sampaio

Com esse avanço, o HCM se tornou a primeira unidade da rede estadual a realizar a captação de múltiplos órgãos. O procedimento foi viabilizado após a liberação do Ministério da Saúde, conforme a Portaria nº 2.363, autorizando a retirada e o transplante de fígado e rim. Além desses órgãos, a família doadora também permitiu a coleta de córneas e do coração.


O coordenador da Central Estadual de Transplantes do Maranhão (CET-MA), Hiago Bastos, ressaltou a importância desse passo para reduzir a fila de espera por transplantes no estado. "Nossa expectativa, com o início desse trabalho, é diminuir em até 50% o número de pacientes na fila até o final do ano. O Maranhão tem estrutura e potencial para se tornar referência em transplantes no Norte e Nordeste do Brasil", afirmou.


O doador era um paciente diagnosticado com morte encefálica, cuja família autorizou a doação dos órgãos. A cirurgia contou com o envolvimento de equipes especializadas, incluindo profissionais do HCM, da OPO-HCM e do HU-UFMA, que realizaram a retirada do coração.


Antes do procedimento, um cortejo foi realizado pelos profissionais do hospital no trajeto entre o leito de UTI e o centro cirúrgico. O momento foi marcado por uma homenagem e um minuto de silêncio em respeito ao doador e seus familiares.


"Esse é um avanço significativo, pois permite que mais pacientes saiam da fila de espera para transplantes de órgãos como rim e fígado. Esse trabalho será contínuo, fortalecendo ainda mais a captação de órgãos no estado", afirmou Edilson Medeiros, diretor-geral do HCM.

Sobre o HCM

O Hospital Dr. Carlos Macieira faz parte da rede estadual de saúde e atua como referência em procedimentos de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão. Além da autorização para captação e transplante de fígado e rins, a unidade segue investindo na ampliação de serviços especializados para atender a população.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem